Reflexões

Empreendedorismo Argentina | América do Sul

Por em 20 março, 2019

Essa semana vamos apresentar algumas ideias sobre o empreendedorismo na Argentina, país vizinho ao Brasil que vem enfrentando grandes desafios em diversos setores nos últimos anos.

Com uma política em grande ebulição observamos uma forte polarização das estratégias econômicas para a nação na última década, com forças políticas que empurram o país para ideias totalmente antagônicas.

Com uma queda no crescimento econômico, aumento da inflação e uma finança pública desequilibrada observamos um momento bem delicado para diversos negócios em toda a Argentina.

A economia da Argentina tem como força para enfrentar essa crise recursos naturais em grande quantidade para exploração. Além disso, o setor agrícola do pais é bem estruturado historicamente e orientado para a exportação, a população tem bom nível de alfabetização, além de uma base industrial com satisfatória diversificação e novas empresas de tecnologia surgindo.

Desafios que trazem oportunidades

Mesmo com uma crise política e econômica a Argentina apresenta um cenário de surgimento de startups de tecnologia.  Com uma mão de obra qualificada e com vontade de crescimento observamos algumas surpresas tecnológicas como:  Mercado Livre, Decolar.com e OLX.

As empresas jovens no país já nascem com alguns desafios em foco, além de se estabelecer no seu próprio cenário eles precisam explorar países vizinhos (principalmente o Brasil) se quiserem ter sucesso, por isso já nascem com um olhar em novos mercados e inovações.

Além de empresas com pegada em tecnologia descobrimos na Argentina um crescimento empreendedor comum em países em crise, o surgimento dos empreendedores por necessidade. Pequenos negócios informais surgem a todo momento, muitas pessoas tentam se reorganizar afim de sair de uma crise que assola o país, sendo assim em um cenário difícil muitos descobrem uma veia empreendedora que não conheciam e outro sofrem com a nova empreitada.

Aprendendo a lidar com os desafios

O empreendedorismo surge nesse momento argentino como uma oportunidade para alguns e como uma necessidade para muitos, saber enfrentar esses desafios são fundamentais para todo o povo.

Apesar de toda a situação do momento, a Argentina e sua população já mostraram toda a capacidade para enfrentar as dificuldades, mais um desafio de sua longa história e no fim como em todas as outras oportunidades a Argentina saíra mais forte do que antes.

“Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar ‘superado’. Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise é a crise da incompetência…. Sem crise não há desafios; sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um…” Albert Einstein

Em breve novos textos sobre todos os países da América do Sul e as oportunidades de empreender.

Curtam e descubram o Mundo Banfer! Viva o empreededorismo!

TAGS
Posts Relacionados
1 Comentário
  1. Responder

    daniela cais chieppe

    16 maio, 2019

    Olá. Eu estou em busca de uma informação e a rede me trouxe até vocês. Agradeço se puderem ajudar, mas já fiquei feliz em conhecer a página e o trabalho de vocês.
    Eu participo com frequência de eventos ligados ao empreendedorismo, especificamente como mentora e palestrante, trabalho o papel da comunicação interpessoal para sustentação de atitudes empreendedoras – desde pitch, relacionamento com steakholders, costumer Development, entre outros.
    Quero participar e contribuir com público de outros estados e países. Alguma orientação ou dica que possa me conduzir por este caminho? Obrigada. Daniela

DEIXE UM COMENTÁRIO

Mundo Banfer
Brasil

Olá pessoal, esse é o Mundo Banfer, um projeto sobre empreendedorismo criativo. O que nos move é a vontade de transformar a vida das pessoas de forma inovadora. Por isso, nós da Banfer ajudamos empreendedores, empresas e contamos as histórias de negócios pelo mundo. Conheçam o nosso mundo empreendedor!

Acompanhem o Mundo Banfer
Tradução