Reflexões

Empreendedorismo Bolívia | América do Sul

Por em 16 abril, 2019

Vamos desenvolver essa semana uma análise sobre o empreendedorismo na Bolívia, país que conta com grandes oportunidades em setores de gás natural e agricultura.

Relação Brasil – Bolívia

Como o país tem com o Brasil seu principal parceiro comercial, a Bolívia tem história de negociação com a principal potência do continente, relação essa que se aprofundou nas últimas décadas. O Gasoduto Bolívia-Brasil é um dos exemplos da união dessas duas nações.

Oportunidade empreendedoras no país

Como sabemos através de diversos relatórios econômicos, a principal força da economia boliviana vem se sustentando na exploração e venda de gás natural para países parceiros. Além disso, a força do país se concentra em exportação de joias, têxteis, couros, madeira e produtos da agricultura. Com um crescimento constante do PIB na última década o país vive um momento de esperança de crescimento consistente, que traga entre outras vantagens, maiores benefícios sociais para toda sua população.

Com pouco mais de 11 milhões de habitantes, a Bolívia é uma país que vem atraindo investimentos graças a sua força econômica crescente e pela localização do país, é importante destacar a proximidade com os principais países do continente.

Cuidados com a legalização e os acordos

O empreendedorismo no país surge como oportunidade para muitos que chegam ao território, contudo é importante ressaltar a atenção com a cultura do povo boliviano e a forma de negociação, já que é comum a informalidade em negócios e acordos. O conhecimento da população e dos empreendimentos são pré-requisitos para aqueles que buscam empreender e encontrar sucesso no país.

A desigualdade social e pobreza

Com consistente crescimento econômico a Bolívia conquistou vitórias contra a pobreza que assola o país, tirando milhões de pessoas dessa situação. Apesar de avanços a situação do social do país ainda precisa de atenção para consolidação das conquistas das últimas décadas.

Fica evidente desta forma, que a Bolívia é um país rico em oportunidades que demonstra desafios sociais, porém com grandes possibilidades de empreendedores que aproveitem os estímulos e cenário do país.

Curtam e descubram o Mundo Banfer! Viva o empreededorismo!


TAGS
Posts Relacionados

DEIXE UM COMENTÁRIO

Mundo Banfer
Brasil

Olá pessoal, esse é o Mundo Banfer, um projeto sobre empreendedorismo criativo. O que nos move é a vontade de transformar a vida das pessoas de forma inovadora. Por isso, nós da Banfer ajudamos empreendedores, empresas e contamos as histórias de negócios pelo mundo. Conheçam o nosso mundo empreendedor!

Acompanhem o Mundo Banfer
Tradução