Reflexões

Empreendedorismo Chile | América do Sul

Por em 31 março, 2019

Vamos apresentar algumas das nossas reflexões sobre como se desenvolve o empreendedorismo Chileno, pais da América do Sul de aproximadamente 17,78 milhões de habitantes (CIA, 2017) e que parece como uma força no continente.

Economia do Chile

O país é um dos mais desenvolvidos do continente, conquistando nos últimos anos crescimentos econômicos de forma constante, mantendo assim estímulos em vários ramos.

Historicamente os principais setores econômicos no país são: indústria, agricultura, mineração (principalmente cobre) e turismo.

A economia chilena cresceu algo em torno de 4% em 2018, motivada principalmente pelo ótimo desempenho do setor de mineração, serviços e comércio. Com isso conquistando a confiança do mercado econômico em diversos setores.

O empreendedorismo como estímulo econômico

Governo chileno abraçou a ideia do empreendedorismo nos últimos anos, ajudando a desburocratizar o processo de abertura e manutenção de empresas no país, com isso estimulando o surgimento de diversas empresas.

 A inexistência, no Chile, de iniciativas que encorajassem a cultura empreendedora no passado, levou à criação de vários programas governamentais de apoio aos novos empreendedores.

A busca por empresas inovadoras e propensas aos riscos, foi fundamental para o desenvolvimento do crescimento econômico, visto que era fundamental para o país, esse tipo de estímulo.

De acordo com o Governo Chileno, mais de 250 mil novos negócios foram abertos graças à redução da burocracia e uma nova lei permitiu aos empreendedores registrarem suas empresas online e em apenas um dia.

Um dos exemplos de startups que surgiu no Chile nos últimos anos é o Compara Online, um aplicativo no setor de seguros, que recebeu diversas rodadas de investimentos para expandir sua atuação por toda a América Latina.

Existem também alguns programas do governo chileno que concede apoio financeiro, técnico, além de encontros para empreendedores. Um exemplo de apoio é do CORFO, que incentiva a disputa entre alguns negócios no país.

O crescimento tem seu preço

Apesar de apresentar bom crescimento econômico na última década e estímulos para o surgimento de novos empreendedores, o Chile apresenta muitas dificuldades em relação as desigualdades sociais e de oportunidade.

O Chile em seu processo de desestatização de grandes empresas e uma economia baseada no modelo econômico liberal criou uma grande desigualdade no país, é comum vermos relatos de uma população que sofre com todo tipo de falta de assistência. O empreendedorismo para a sobrevivência também apresentou crescimento, pessoas que empreendem por ter não ter opção e sem preparo acabam sofrendo bastante.

Contudo, apesar de muitas dificuldades e pagando um preço bem alto, o país continua buscando o equilíbrio. O foco agora deve ser uma melhor maneira de manter o crescimento e desenvolvimento social e econômico para um futuro melhor.

Em breve novos textos sobre todos os países da América do Sul e as oportunidades de empreender.

Curtam e descubram o Mundo Banfer! Viva o empreededorismo!

TAGS
Posts Relacionados

DEIXE UM COMENTÁRIO

Mundo Banfer
Brasil

Olá pessoal, esse é o Mundo Banfer, um projeto sobre empreendedorismo criativo. O que nos move é a vontade de transformar a vida das pessoas de forma inovadora. Por isso, nós da Banfer ajudamos empreendedores, empresas e contamos as histórias de negócios pelo mundo. Conheçam o nosso mundo empreendedor!

Acompanhem o Mundo Banfer
Tradução