Reflexões

Empreendedorismo Paraguai | América do Sul

Por em 20 abril, 2019

Vamos abordar nesse conteúdo um pouco mais sobre a características do empreendedorismo no Paraguai, país com uma cultural incrível e com desafios dos mais variados.

Economia Paraguaia

O Paraguai é um país com aproximadamente 7 milhões de habitantes e tem como principais forças econômicas em grande parte na área industrial e de serviços, no ano de 2018 o país teve uma das maiores expansões econômicas do continente, com um crescimento do PIB em 3%.

 Tradicionalmente, de economia agrícola, o Paraguai está mostrando alguns indicativos de crescimento industrial a longo prazo, se tornando um país com maior força nesse setor.

Os principais parceiros econômicos são seus vizinhos da América do Sul (Brasil, Argentina, Uruguai e Chile), sendo esse seu principal foco nas exportações. Com relação a importação vemos também uma grande presença da China.

Apesar de sinais com a força crescente econômica o Paraguai ainda enfrenta desconfiança em investidores, por seu um país com grande desigualdade e infraestrutura imatura. Além disso, o Paraguai ainda sofre com a dificuldade histórica de não possuir acesso irrestrito aos oceanos para escoar sua produção.

O Empreendedorismo local

Historicamente o Paraguai, é um país com o empreendedorismo sendo uma importante marca de sua cultura, se tornando uma forma de sobrevivência e sustento de milhares de famílias.

A informalidade é uma grande característica de diversos dos empreendedores locais, que utilizam a compra e venda de mercadorias como principal forma de força de trabalho. A divisa do país com outras nações são famosos por um grande fluxo de negociações de produtos que variam dos falsificados aos autênticos.

Atraindo empreendedores e empresas

Com o constante crescimento econômico e com algumas ações do governo o país tem atraído novos empresários.

O Paraguai permite hoje uma maior agilidade para a criação de empresas, seja ele paraguaio ou um estrangeiro. O sistema (Suace) permite que tudo seja bem menos burocratizado e feito em apenas um local. Além do mais, o país apresenta um sistema tributário simples, que exige menos e diminui os encargos para empresas.

Sociedade Desigual

Como em vários países da América do Sul o Paraguai apresenta péssimos indicadores de desenvolvimento humano e distribuição de renda. Com o novo crescimento econômico e com políticas públicas de qualidade o país espera alçar novos ares e se tornar um novo mundo de oportunidades.

Curtam e descubram o Mundo Banfer! Viva o empreededorismo!

TAGS
Posts Relacionados

DEIXE UM COMENTÁRIO

Mundo Banfer
Brasil

Olá pessoal, esse é o Mundo Banfer, um projeto sobre empreendedorismo criativo. O que nos move é a vontade de transformar a vida das pessoas de forma inovadora. Por isso, nós da Banfer ajudamos empreendedores, empresas e contamos as histórias de negócios pelo mundo. Conheçam o nosso mundo empreendedor!

Acompanhem o Mundo Banfer
Tradução