Reflexões

Empreendedorismo Venezuela | América do Sul

Por em 17 maio, 2019

Hoje vamos abordar o empreendedorismo na Venezuela e as estratégias econômicas do país para o setor. O país tem uma economia focada para a exportação e o empreendedorismo vem se tornando uma válvula de escape para muitas famílias.

Economia Venezuelana

A maior atividade econômica da Venezuela é a exploração e refino do petróleo. O país é a quinta maior economia da América Latina, depois do Brasil, México, Argentina e Colômbia. Além disso, o petróleo é o grande destaque econômico do país vizinho, com reservas de petróleo entre as maiores do mundo.

Com o foco em exploração do petróleo a Venezuela obteve grande crescimento econômico na primeira década dos anos 2000, contudo devido a diversos fatores o país entrou em uma das maiores crises do continente.

O país enfrenta atualmente graves problemas econômicos com restrições de negociação com diversos países, contudo ainda mantém relações comerciais com forças como Rússia e China.

A Venezuela enfrenta dificuldades com diversos governos e empresas que buscam a anos explorar também de alguma forma a importante força petrolífera do país, em uma “guerra” de interesses diversos.

 As dificuldades por parte do sistema político em se organizar e enfrentar as ameaças externas também dificultam para a saída da crise que se encontra.

Empreendedorismo de sucesso é uma realidade na Venezuela?

O país frente a tantas adversidades se torna terreno fértil para diversas empreitadas, desde negócios desenvolvidos para a sobrevivência de famílias como pequenos negociantes que buscam formas de ganhos no momento de crise.

Historicamente em momentos de crises observamos a ascensão de um grupo de pessoas que empreendem por subsistência assim como setores e empresas que buscam lucrar em meio a crises. Além disso, a Venezuela vem se tornando um cenário rico em oportunidades para poucos e de desespero para muitos.

O país tem um histórico de fomentar algumas formas de empreendedorismo e inovação, com foco na área energética. O empreendedorismo como em toda América do Sul também é grande no setor de serviços, observamos o surgimento de startups como: Facil Medica e Sin-Cola.

Portanto, o momento conturbado do país prejudica muitas vidas, contudo mesmo em crise sempre observamos algumas iniciativas nobres de crescimento e outras nem um pouco nobres assim, como empresas que buscam explorar a necessidade de um povo sem compaixão, apenas com os lucros como objetivo.

Para o lucro do triunfo sempre foi indispensável passar pela senda dos sacrifícios.

Simon Bolívar

Curtam e descubram o Mundo Banfer! Viva o empreededorismo!


TAGS
Posts Relacionados

DEIXE UM COMENTÁRIO

Mundo Banfer
Brasil

Olá pessoal, esse é o Mundo Banfer, um projeto sobre empreendedorismo criativo. O que nos move é a vontade de transformar a vida das pessoas de forma inovadora. Por isso, nós da Banfer ajudamos empreendedores, empresas e contamos as histórias de negócios pelo mundo. Conheçam o nosso mundo empreendedor!

Acompanhem o Mundo Banfer
Tradução