Nossa Contribuição

Livros fora do comum para empreendedores

Por em 2 julho, 2019

Esse artigo vamos abordar nesse conteúdo um compilado de alguns livros com um olhar sobre o  empreendedorismo.

Esperamos que esse material atenda a expectativa geral e surpreenda a todos na criação de uma maior capacidade empreendedora.


  • ” Google a biografia” de Steven Levy. Com uma escrita agradável e informativa, o autor fala diretamente a todos os empreendedores que se interessem ou não por empresas de tecnologia. Uma das grandes contribuições dessa leitura é o relato sobre a empolgante e criativa cultura organizacional da empresa. Fica latente que a organização se vê com uma atuação do bem que luta pelo avanço da humanidade e usa toda sua energia para isso, mesmo que alguns duvidem de sua bondade.
  • “Enterrem meu coração na curva do rio” de Dee Brow. Esse clássico da literatura, apresenta a história de violência sobre o encontro de colonizadores e o população indígena da América do norte. Essa leitura deve ser fonte de inspiração para todos os empreendedores, quanto ao entendimento do direito e da ética de aproveitar as oportunidades. As histórias de grandes líderes/empreendimentos desse planeta vieram a custo de muita dor e sangue. Leiam e descubram um pouco mais sobre a humanidade, ou a falta dela. 
  • “ Meus anos com a General Motors” O livro de Alfred P. Sloan Jr, conta sobre o nascimento e crescimento daquela que foi por muito tempo a maior empresa da indústria automobilística no mundo. Ele como principal executivo por anos da empresa lidou com questões organizacionais, de avaliação e fez história como um grande gestor. Como disse Bill Gates :“Se você quer ler apenas um livro sobre negócios, esse é o livro a ser lido”.
  • “O Capital” de Thomas Piketty. Uma obra que levanta muitos questionamentos sobre a política econômica e a dinâmica do capitalismo. Professor da Universidade de Harvard, Rogoff destacou que “o livro brilhante de Piketty” documenta a desigualdade dentro dos países, com o maior foco no mundo rico. “Boa parte da onda cultural envolvendo o livro vem de pessoas que se veem como classe média, mas que são classe média alta ou mesmo ricos pelos padrões globais.”
  • “Ei, professor” de Frank McCourt. O autor expõe questões que envolvem a arte de ensinar, seus segredos e mazelas. Frank McCourt não relata em detalhes suas aulas, mas fornece informações preciosas em cada história de sua vida profissional: algumas aulas sem sentido, algumas geniais e tantas outras simplesmente… aulas! E, junto com o relato dessas aulas, há o relato dos alunos, dos seus amigos e dele próprio sobre o seu passado. Ele mistura tudo isso numa espécie de fluxo de consciência.
  • “ Maestria” Além de serem considerados mestres no que faziam, o que Mozart, Leonardo da Vinci e Thomas Edison têm em comum? Nesta indicação de livro da semana, Greene examina pesquisas recentes sobre cognição e criatividade, e derruba os mitos da sorte e da genialidade inata, propondo uma maneira radical de examinar a inteligência humana. Ele explica o que é necessário para uma pessoa comum se tornar um mestre: a capacidade de se dedicar totalmente a um tema de seu interesse, a insistência em um aprendizado contínuo e focado, a liberdade criativa adquirida com o domínio da habilidade e a coragem de ser diferente e enfrentar desafios.
  • “Quem Pensa Enriquece”. Todos querem ficar ricos. Poucos conseguem. Qual será o segredo, a fórmula que cria milionários? Por vinte anos, Napoleon Hill, autor de Quem pensa enriquece, se dedicou a descobri-la. Ele acompanhou de perto a ascensão de 500 das maiores fortunas do mundo. Convivendo com mitos como Henry Ford, Theodore Roosevelt, King Gillette e John Rockefeller, o autor encontrou 15 características comuns a todos esses grandes vencedores. Quem pensa enriquece, principal fruto das idéias de Napoleon Hill, é um dos maiores best sellers do mercado editorial. 
  • ” O Poder do Hábito” do autor Charles Duhigg. Segundo o autor, a chave para se exercitar regularmente, perder peso, educar os filhos, tornar-se mais produtivo, criar empresas revolucionárias e alcançar o sucesso é entender como os hábitos funcionam. Ele procura mostrar que, ao dominar esta ciência, todos podem transformar suas empresas e suas vidas. Como exemplo, Duhigg conta casos de mudanças e correções de hábitos. Dentre eles, há histórias do próprio autor, mas também de outras pessoas.
  • “ Steve Jobs” Este livro, baseado em mais de quarenta entrevistas com Steve Jobs – entrevistas com familiares, amigos, colegas, adversários e concorrentes – narra a vida deste empresário, cuja paixão pela perfeição e energia contribuíram para seis indústrias – a computação pessoal, o cinema de animação, a música, a telefonia celular, a computação em tablet e a edição digital.
  • ‘ Sun Tzu” A indicação de livro da semana é o maior tratado de guerra de todos os tempos. “A Arte da Guerra” é sem dúvida a Bíblia da estratégia, sendo hoje utilizada amplamente no mundo dos negócios, conquistando pessoas e mercados. Vale a pena a análise, as ideias do general chinês Sun Tzu carregam um profundo conhecimento da natureza humana.

Curtam e descubram o Mundo Banfer! Viva o empreededorismo!

TAGS
Posts Relacionados

DEIXE UM COMENTÁRIO

Mundo Banfer
Brasil

Olá pessoal, esse é o Mundo Banfer, um projeto sobre empreendedorismo criativo. O que nos move é a vontade de transformar a vida das pessoas de forma inovadora. Por isso, nós da Banfer ajudamos empreendedores, empresas e contamos as histórias de negócios pelo mundo. Conheçam o nosso mundo empreendedor!

Acompanhem o Mundo Banfer
Tradução