Histórias Empreendedoras

O surgimento do projeto de design do Fazimento Estúdio

Por em 25 julho, 2019

Fala, amigos do Mundo Banfer, essa semana trazemos mais uma grande história empreendedora. Descubram o Fazimento Estúdio, um negócio de design que tem como missão aliar a arte à vida através da criatividade. 

O Fazimento Estúdio surgiu em 2018, com uma união de duas mentes com uma grande vontade, se tornar uma organização na qual a criatividade junto com a arte é capaz de gerar grandes realizações. Além disso, o estúdio é fruto do trabalho do casal João Carneiro e Claudia Sobral que, unidos, começaram um negócio de design que oferece serviços de ilustrações, animações, editoriais e intervenções variadas. 

A inovação mais forte do Fazimento Estúdio é o modo que fazem o serviço, desenvolvem um trabalho focado na sintonia do ambiente e dos clientes. Dessa forma, o foco da empresa é em buscar entender a história das pessoas e aplicar a arte no produto final.

Eles pensam além da porta de vidro, de um jeito tanto estratégico quanto criativo. Além do mais, significa que acreditam que marcas e vidas podem mudar o mundo. O melhor disso tudo: trabalham com clientes que dividem com a eles a mesma vontade.


Abaixo vamos trazer um bate-papo que tivemos com esses empreendedores e entender um pouco mais sobre esse universo e desafios. 

Quando nasceu a ideia de criarem um negócio de design juntos?

A ideia surgiu quando começamos a pensar em construir uma vida juntos e como ambos tínhamos acabado de sair da universidade resolvemos usar nossas habilidades e paixões para a criação de um negócio que fosse parte de nossa vida e amor. Além disso, sempre pensamos no trabalho como uma extensão de nossa vida.

Como é ter um negócio e gerir ele sendo um casal? Existem Muitos desafios? 

Diferente, ser um casal e conviver o tempo todo tem seus desafios, mas até o momento tem sido uma experiência positiva. Dessa forma, aprendemos a criar projetos juntos e lidar com os problemas de forma individual e coletiva, sempre focando em manter a alegria no dia a dia. 

Como é o mercado de design no Brasil ?

Desafiador, se colocar como um design criativo que vai além do convencional é tarefa árdua e constante. Além disso, muitas vezes é difícil conseguir clientes que busquem produtos/serviços que são nosso foco de trabalho. 

Portanto, como uma atividade que permeia os serviços, a indústria e a arte, o design transita por diversos setores ora como uma força inovadora, ora como parte do processo de produção. Nesse sentido, o Brasil ainda não desenvolveu uma identidade muito definida perante o cenário globalizado, mas, ainda assim, pode ser visto como uma potência criativa, dada a riqueza cultural e o grande destaque que vem recebendo em premiações internacionais relativas a criatividade.

Qual a formação de cada um de vocês? Qual expertise vocês trazem para o projeto? 

Ambos somos formados pela Universidade Federal Fluminense, que fica em Niterói, Rio de Janeiro. O João é formado em Processos Gerenciais com ênfase em empreendedorismo, e isso ajudou bastante na criação do empreendimento como um todo. Além disso, ele traz uma experiência de outras empresas que já se aventurou. Simultaneamente, eu sou formada em publicidade e propaganda e consegui trazer um olhar mais de mercado, apesar de não me identificar com várias coisas que são feitas em publicidade, a minha paixão é a ilustração e animação além do design como um todo. Ambos estamos criando nosso portfólio juntos, é basicamente meio a meio, eu ajudo o João a aprender algumas coisas e vice e versa, somos uma dupla que se ajuda bastante na criação. 

A oportunidade

Como vocês identificaram a oportunidade ?

O design vem ganhando importância em diversos setores da produção nos últimos anos, com o avanço dos produtos digitais e crescimento de diversas agências de produção de conteúdo, de forma descentralizada das grandes agências publicitárias, o design  criativo se tornou uma demanda em forte crescimento.

A necessidade de uma visão criativa no mercado é uma constante, o uso de imagens, vídeos e ações se tornaram o grande diferencial de diversos negócios. A função do design se tornou algo decisivo no sucesso de campanhas publicitárias e negócios como um todo. Com isso vimos uma demanda interessante que se alinhava com nossos objetivos de vida. 

Qual o principal diferencial do negócio de vocês ?

Acredito que com uma mentalidade focada em inovar em todos os aspectos de nossa produção, nós desenvolvemos uma forma de fazer nossa arte na qual alinhamos a história do nosso cliente com o olhar do Fazimento Estúdio. Dessa forma, criamos uma lógica de realizar design a partir da imaginação e da inventividade ligadas à arte e à criatividade. Além do mais, trazemos muito da nossa personalidade e do nosso olhar para o negócio, tentamos diversificar e aprender coisas novas o tempo todo. 

Os desafios de empreender

Qual é o maior problema do negócio atualmente ?

Atualmente é conseguir uma base boa se clientes e projetos. Conseguir criar um portfólio variado e instigante também é algo a se focar. Basicamente precisamos nos estabelecer no mercado e conseguir transformar nossos planos em realidade, conquistar nosso espaço no mercado. 

Vocês acreditam que adquirir empréstimo financeiro em um Banco para desenvolver o negócio é uma boa ideia ? 

Não acreditamos. Definitivamente nosso negócio já tem o fluxo de caixa necessário para sua execução. Além disso, já temos o material necessário para a realização dos projetos. Portanto, no futuro, podemos pensar nisso, mas no momento o foco não é esse.

Qual as principais metas para o futuro de vocês?

Criar uma base sólida de clientes e conseguir trabalhos desafiadores. Precisamos criar coisas novas e atrair interessados no nosso olhar de criar conteúdo original. 

Qual a principal atitude que um empreendedor deve ter para conseguir desenvolver um negócio com potencial de crescimento ? 

Acreditamos que seja um conjunto de coisas, desde criar um plano de negócios detalhados a ter a persistência de vencer os primeiros obstáculos. 

Aperfeiçoar de forma constante seu produto ou serviço é algo natural para empreendedores que querem se estabelecer no mercado. Além disso, coragem para enfrentar os desafios desconhecidos e se unir com parceiros chave para o futuro do negócio são fundamentais para um negócio consistente. 

A educação é o futuro

Vocês consomem muito conteúdo educacional para melhorar o negócio ?

Bastante, pesquisamos e lemos sempre. Buscamos aperfeiçoar nosso projeto de forma constante,além, de encontrar formas de melhorar nossa produtividade e qualidade no serviço/produto.  

Se tivesse que oferecer uma grande dica para alguém que está pensando em iniciar um negócio, qual seria ? 

Façam as coisas que amam com afinco e coragem, use sua energia e mentalidade positiva para aprender com os erros e aproveitar as oportunidades. Acreditar e fazer é fundamental.  

O que é sucesso para vocês ? 

Fazer aquilo que amamos juntos, criar conteúdo que inspire e coloque nossa marca no mundo, fazer de todos os dias uma ação de felicidade. 


Um pouco sobre o trabalho do Fazimento Estúdio

Curtam e descubram o Mundo Banfer! Viva o empreededorismo!

TAGS
Posts Relacionados

DEIXE UM COMENTÁRIO

Mundo Banfer
Brasil

Olá pessoal, esse é o Mundo Banfer, um projeto sobre empreendedorismo criativo. O que nos move é a vontade de transformar a vida das pessoas de forma inovadora. Por isso, nós da Banfer ajudamos empreendedores, empresas e contamos as histórias de negócios pelo mundo. Conheçam o nosso mundo empreendedor!

Acompanhem o Mundo Banfer
Tradução